Tokusatsu

Tokusatsu (特撮 Tokusatsu?) é uma abreviatura da expressão japonesa "tokushu satsuei" (特殊撮影?), traduzida como "filme de efeitos especiais". Antigamente, o gênero englobava praticamente qualquer produção cinematográfica ou televisiva que se utilizasse de efeitos especiais.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Top 10 tokusatsu - Séries de Kamen Rider

De todos os gêneros de tokusatsu, Kamen Rider provavelmente é o que tem mais fãs.



10° Lugar Decade

Quando  pensamos em uma série comemorativa, esperamos que ela vá ser a melhor de todas! No entanto, não foi esse o caso que aconteceu com o “oooonore Dikeido”! O viajante dos mundos poderia ser um dos heróis mais famosos da franquia Kamen Rider, mas jogou essa possibilidade fora. Decade tem uma premissa boa, mas começa a ficar cansativo e repetitivo, e tendo apenas 25 episódios. Pela intenção e pela união do universo dos Riders novamente, ele merece o décimo lugar!


9° Lugar – V3

Continuação de Kamen Rider, V3 é considerada uma das melhores séries até hoje. A trama deste tokusatsu é basicamente a mesma de seu antecessor: Ichigo e Nigo derrotaram a Shocker e aparece como uma nova organização chamada Destron que já começa mais violenta, com a morte dos sobreviventes da Schocker. Observe, que enredo pesado, V3 é sim uma série boa, mas antes de assistir, nós indicadomos que desligue-se da visão atual, ou seja, tente acompanhar a série pondo na frente a realidade da década de 70.



8° Lugar – Kamen Rider

Com certeza a primeira série de Kamen Rider deve estar nessa lista! O pontapé incial da franquia foi um sucesso e a prova disso é quantidade de episódios que constituem a série. É uase inimaginável,  atualmente, um Kamen Rider ter 98 episódios! Kamen Rider teve todos esses capítulos agradando ao público e os heróis Ichigo e Nigo são lembrados e homenageados até hoje por fãs de tokusatsu de todos os cantos.


7° Lugar – Kiva


Quando foi lançado em 2008, a temática de vampiro para um Kamen Rider trouxe algumas dúvidas. O primeiro episódio correspondeu às expectativas, sem chamar muita atenção. Só que temos que levar em conta que uma série não é feita apenas de um episódio e sim, como dito antes. Dando mais uma chance à série, é possível perceber que ela é interessante e se desenrola a cada capítulo, que ficam melhores. Um ponto fortíssimo é o fato de Kamen Rider Kiva se passa em uma janela de tempo ampla, entre 1986 e 2008, o que traz mudanças que contribuem bastante para o desenrolar do roteiro. A série teria de tudo para estar entre as três as melhores, mas o senhor Inue desenvolve bem só que caga, erra a mão no último episódio, o que concede à Kiva a sétima colocação.

6° Lugar – Faiz

Faiz é a trama bastante complexa. O herói veio com uma temática diferente de riders: motos que se transformam em robôs, monstros que não eram monstros, que tornavam a história mais envolvente. Faiz tem muitas qualidades e muitos pontos positivos que farão você adorar a série. Do meio para o final, a produção tem uma amornada, mas, quando temos (alerta de spoiler!!) a morte de Masato Kusaka, isso mesmo, um Kamen Rider morre na reta final da série, a reviravolta deixa tudo mais interessante novamente.


5° Lugar – Fourze



Kamen Rider em formato de foguete, com a armadura branca e estudante colegial... Vamos começar: Terrível,  lixo, infantil, não é Rider, a pior série. Você já ouviu alguém dizer isso, não é? Pelo menos algum adjetivo desses já foram ditos, com certeza! A pergunta é: Fourze é tão bom, que essas descrições não superam os pontos positivos? Uma série que não foi levada a sério (levando em conta até os fãs brasileiros), a trama é bem guiada a cada episódio, personagens mais carismáticos de qualquer outro tokusatsu. Foi feito um ótimo uso do humor, além de lutas fantásticas, podere e power up interessantes em uma reta final (principalmente os últimos episódios) de tirar o fôlego. Fourze tanto merece o quinto lugar que aqui está!

4° Lugar – OOO

Kamen Rider OOO. A série tem um roteiro sério cheio de conflitos entre heróis, anti-heróis e vilões, com alívios cômicos na medida exata! Mas, o que realmente dá a OOO a quarta colocação. Quem acompanhou a série e não criou uma conexão com todos os personagens, realmente não pegou a ideia do tokusatsu. Nada parece ter sido feito fora dos planos, cada novo rosto que apareceu na tela foi justificado, apresentado e construído distintamente. Além de tudo, o motivo de se preocupar apenas com a cueca do dia seguinte, é uma lição de vida!


3° Lugar – Den-O



Um rider com um trem! À primeira vista, pode ter soado bem estranho para os fãs de tokusatsu que se depararam com Den-O. Aí, já acontece aquela famosa queda nas expectativas, mas muita gente  mordeu a língua! Novamente, julgar uma série sem assistir nenhum episódio não é das melhores idéias. Uma das provas é Den-O, que consegue conquistar o espectador nos primeiros cinco minutos. Uma série divertida do início ao fim e interessante. Não pode deixar de ser dito aqui que existem alguns furos e amornadas ao decorrer do desenvolvimento da trama, mas nada que deixe Den-O menos importante ou com menor qualidade.  

2° Lugar – Blade

Blade! Por muito tempo foi considerado o melhor dos Kamen Riders. Podemos dizer que os dez primeiros episódios da série estão dentro da média, mas, depois disso, ela não dá uma evoluída, ela dá uma “explodida”! A cada capítulo a história vai ficando mais emocionante, envolvendo o público com as dificuldades e dramas dos personagens. Blade é umas das únicas séries que tem um final totalmente triste e te convence disso. Convence tanto, que o choro é praticamente inevitável ao assistir o último episódio. E esse herói só não está no primeiro lugar do Top 10 porque, em 2010, apareceu uma dupla que realmente deixou todos do Senpuu apaixonados.


1° Lugar –  W



Primeiríssimo lugar, que causou polêmica ao ser anunciado. Como assim, dois heróis vão se fundir em um só? Isso aí só pode ser uma piada! Entretanto, como já provamos, mais de uma vez, a primeira impressão, definitivamente, não é a que fica. Em Kamen Rider W, a dinâmica de dois heróis é o ponto alto da série, sendo responsável por dar uma cara diferente pros Riders em geral. Os personagens principais, tanto heróis como vilões, não são apenas carismáticos, mas têm ótimas histórias e justificativas para seus atos. A série toda tem várias conexões interessantes, mas sem serem totalmente jogadas na cara do público, que consegue participar dos fatos, à medida em que eles acontecem. Este tokusatsu teve a coragem de dar desfechos surpreendentes e emocionantes para vários personagens, inclusive os vilões. Teve uma das cenas mais lindas de todos os tokusatsus e gerou filmes fantásticos! Para as viúvas de W do Senpuu, o troféu de melhor Kamen Rider é desta série, com certeza!!!                                                                                                   
                                                                                                                                                 Fonte:http://senpuu.com.br/2012/10/top-10-series-de-kamen-ride




quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

As lendas


O Inicio

Iniciou-se no ano de 1957 com a série de filmes para o cinema do Super Giant produzidos pela Shintoho Company, Ltd. Na TV o primeiro super herói foi Moonlight Mask, produzido pela Toei Conpany Ltd. estreando no ano de 1958.

O Super Giant

Super Gigante (スーパー ジャイアンツ Supa Jaiantsu), literalmente traduzida como "Super Giants") é um super-herói de ficção japonesa e foi apresentado em uma série bem sucedida de filmes curta metragem produzido pela Shintoho Company, Ltd. Ele também é conhecido como Gigante de Aço (鋼鉄 の 巨人 Kotetsu Kyojin , na América como Starman e na França como Spaceman.

Quem ou o que é Super Giant?

Super Giant é uma criatura humana, criado a partir do mais forte aço pelo Conselho de Paz do Planeta Esmeralda. Foi criado para destruir o mal e restabelecer  a paz no universo. Semelhante a um homem japonês com meias brancas / capacete (equipado com uma antena) e capas em seus braços, é virtualmente indestrutível. Usando em seu pulso um "Globo-Meter", que lhe permite:
 Voar através do espaço, Detecção de radiação Falar e entender qualquer idioma. Também pode usá-lo para se disfarçar como um terráqueo para andar entre eles. Quando foi enviado à Terra para impedir as forças do mal, ele se disfarça como um homem japonês usando um terno elegante e chapéu fedora (quase parecendo um detetive), mas ainda usa o seu nome "Super Giant". Sua identidade secreta não é segredo, como ele trabalha com as autoridades japonesas para ajudá-los a parar as ameaças do mal.
Ele é muito poderoso em sua forma civil. Ele também se dá bem com crianças, e as salva do perigo, para ele as crianças representam o futuro da Terra.
Ao realizar sua tarefa, Super Giant voa de volta para o Planeta Esmeralda.

Adaptação Americana

Empresa americana Walter Manley adquiriu os direitos internacionais de Super Giant rebatizando com o nome Starman. A distribuidora Medallion Films reeditor os nove filmes em 4 filmes para a televisão em meados dos anos 1960. Os seis primeiros filmes foram reeditados três filmes - Atomic Rulers, Invaders from Space e Attack from Space respectivamente. Os três últimos foram severamente cortados e lançados com o nome de Evil Brain from Outer Space. E a dublagem foi feita pelo Titra Studios de Nova York, usando muitas das vozes comuns em filmes dublados da epoca, incluindo Pedro Fernandez.        Fonte